O PAÍS DO PODCAST

Brasil é o país que mais ouve podcasts no mundo

Por que criar um podcast? A pesquisa Global Web Index Q2, de 2023, revelou o percentual de usuários globais de internet entre 16 e 64 anos que ouvem podcasts todas as semanas.

Gráfico Brasil no topo2

Quem gosta, gosta mesmo!

Dentre os ouvintes brasileiros de podcast, 89% ouvem a mídia ao menos 1 vez por semana. 31% ouvem podcasts todos os dias!

5%
Menos de 2 vezes por mês
28%

De 2 a 3 vezes por semana

6,4%
De 2 a 3 vezes
por mês
14%

De 4 a 5 vezes por semana

16%
1 vez por
semana
31%
Todos os
dias

A mídia que vai onde o seu público está

Por que criar um podcast? A liberdade de consumir conteúdo de qualidade enquanto realiza outras tarefas do cotidiano é um grande diferencial do podcast. A Pesquisa Podcast, do IBOPE para CMI Globo, mostrou como as pessoas consomem podcasts.

Junto com tarefas domésticas 44%
Junto com tarefas domésticas
44%
Enquanto navegam na internet 38%
Enquanto navegam na internet
38%
Antes de dormir 25%
Antes de dormir
25%
Enquanto trabalham/estudam 24%
Enquanto trabalham/estudam
24%
Em trânsito 24%
Em trânsito para trabalho ou faculdade
24%
Junto com atividades físicas 20%
Junto com atividades físicas
20%
Cuidados pessoais 18%
Junto com cuidados pessoais
18%

Fonte: Pesquisa Podcast – IBOPE para CMI Globo | 2020

O boom na pandemia

O isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 impulsionou o crescimento do podcast. Em outubro de 2020, entre os que declararam ouvir podcast:

57%

começaram a ouvir na pandemia.

43% já ouviam, mas

31%

passaram a ouvir mais do que antes.

POR QUE CRIAR UM PODCAST?

A música como porta de entrada

O consumo de podcasts é mais comum entre os ouvintes usuais de música. Plataformas originalmente de música, como Spotify e Deezer, passaram a hospedar podcasts.

OUVINTES DE MÚSICA

45%

X

INTERNAUTAS NO GERAL

32%

POR QUE CRIAR UM PODCAST?

Ninguém sai perdendo

Pelo menos 6 em cada 10 ouvintes de podcasts mantiveram ou aumentaram o consumo de outros meios quando aderiram ao formato. Ou seja, o podcast amplia o leque de conteúdos sem tomar o lugar de nenhuma outra mídia.

Infográfico Ninguém sai perdendo2

Fonte: Pesquisa Podcast – IBOPE para CMI Globo | 2020